3 de janeiro de 2006

Na minha opinião


Numa conversa eu disse que quanto mais ouvimos a opinião das pessoas melhor podemos formar a nossa e prontamente ouvi uma resposta em tom de acusação “não podemos formar nossa opinião baseada na opinião dos outros!” Evidentemente que não falo em copiar a opinião de ninguém e sim ouvir, comparar, pensar.
Uma vez que ninguém nasce sabendo só podemos aprender algo com as outras pessoas. Os próprios livros, e meios de comunicação em geral são opiniões alheias, mesmo a História é o modo que alguém viu, analisou um fato ou uma época, já disseram: quem ganha a guerra escreve os livros de História, eu acredito muito nisso. Se Hitler tivesse vencido a guerra certamente nossos livros mostrariam o grande estadista, um líder determinado fazendo o possível para defender os interesses do seu povo e seu país e hoje nossa opinião sobre ele seria outra.
O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500? Ou na verdade o Brasil foi invadido nessa data, porque já havia habitantes aqui, o país pertencia aos índios. Dizem que catequizaram os índios deram uma religião aos selvagens, mas qual seria sua reação se alguém de outro país, um lugar que você nem sabe onde é, chegasse aqui e lhe dissesse: sua fé está errada e tudo que você acredita é uma bobagem! E você deveria aprender a verdadeira religião, que é a deles, sem lhe dar direito de opinar. Eu poderia também questionar sobre a data de 22 de abril de 1500, afinal como pode ser feito um acordo (Tratado de Tordesilhas - 7 de junho de 1494) sobre a divisão das terras que ainda nem foram descobertas? rs
Muitas vezes dizemos que pensamos de certa forma, mas será que realmente nós pensamos? Vou ser mais claro, nosso modo de pensar é o resultado da nossa educação, da maneira que fomos criados, a religião e condição social na qual crescemos e muitas outras coisas. Afinal se tivéssemos nascido em outra parte do mundo, com tudo diferente, com certeza nosso modo de olhar e analisar o mundo seriam outros, até nossas idéias seriam diferentes. Portanto devemos ter cuidado ao dizer: na minha opinião porque a opinião não é tão nossa assim.

8 comentários:

  1. com certeza minha opiniao desse blog seria diferente de eu num tivesse lido o texto heuheue

    realmente tudo oq acontece ho dia a dia influencia nossa maneira de pensar, td influencia

    mas eu amei seu blog
    textos muito bem escritos

    vou linkar ele oks?
    bjux

    ResponderExcluir
  2. tentamos e tentamos ser nós, mas os pilares do nosso ser são as coisas que nos rodeiam, as pessoas, tudo... somos apenas produto do meio, influenciando uns aos outros a criar consessão ou diversidade de opiniões ou ações. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiê, é a segunda vez que tu comenta no meu blog, e eu não passei por aqui, agora que to passando.
    Eu entendi, e concordo com o texto. Principalmente na parte que tu fala de Hitler, mostra que por mais que tenhamos nossa opinião, ela acaba sendo um pouco (ou "um muito", dependendo do caso) influenciada.
    Beijos =*

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto e concordo plenamente com vc...Quem escreve a historia sao os vencedores!
    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que tu disse,nossas opiniões não são tão nossas assim...Mas sempre tem um detalhe ou outro que só nós percebemos,que torna uma opinião mais nossa que deles.
    Acho que não consegui me expressar direito...
    Ah!Eu me revolto toda vez que penso no "descobrimento" do Brasil...simplesmente acabaram com a cultura de um povo,e nos passam isso como se fosse a coisa mais linda do mundo!!
    Curti teu blog,passarei aqui mais vezes...posso te linkar??
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi, to devolvendo a visita e 'na minha modesta opinião' vc tem um ponto de vista correto aqui. Talvez seja melhor dizer ' faço parte da corrente que defende tal opinião' a não ser que um dia ousemos ser originais .

    abração

    ResponderExcluir
  7. Somos aquilo que comemos, que vivemos, que conversamos, que sentimos. E ninguém vive só! É claro que estamos sempre assimilando informações de tudo e de todos!! Certíssimo!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Cá estou de novo. Eu já postei aqui, mas como mudei o endereço, estou postando de novo, caso queira visita-lo. Não estou postando pra fazer propaganda, Deus me livre, odeio isso. Só que como eu já comentei o que tinha que comentar sobre teu post, não dá pra comentar de novo algo que já comentei, seria idiota! Enfim. Repito que concordo com o texto ;-)

    ResponderExcluir

Comente ! ! !
Fale sua opinião sobre o texto que acabou de ler