13 de abril de 2006

Verdade

Galeria

Eu estava escrevendo um texto para esse blog e uma pessoa me telefonou, durante a conversa ela me perguntou se eu estava muito ocupado e respondi: estou só escrevendo um texto para o Meu Jornal, rsrs. Esse era um fato verdadeiro, mas tem um pouco de mentira junto, ou no mínimo omissão, vontade de enganar, afinal quem ouve a frase pensa que sou dono de um jornal, uma empresa? Ou tenho uma coluna em um jornal? Infelizmente isso não é verdade, a única coluna que tenho é a vertebral, que já está ficando cansada de tanto ficar aqui em frente do computador, preciso achar um jeito de digitar deitado rsrs.


Mas voltando ao assunto, eu não menti sobre estar escrevendo para o jornal. Mas não se preocupem, esclareci os fatos e não deixei a pessoa na duvida a respeito de para onde eu escrevia.


E prosseguindo com o tema “falar a verdade”, ou melhor dizendo sobre como distorcer a verdade, uma coisa me preocupa, já vi em varias entrevistas pessoas dizerem que nos Estados Unidos e Europa, existem muitos livros onde o mapa da América do Sul, mostra a Amazônia separada do Brasil! Isso é preocupante, não agora, mas no futuro embora muitos pensem que isso pode ser um simples erro ou ainda falta de interesse das editoras por um país da América Latina, não podemos esquecer que tem muito estrangeiro pensando que a capital do Brasil é o Rio de Janeiro.


Talvez muitos não dêem a devida atenção ao fato por achar uma coisa sem tanta relevância. Entretanto não podemos esquecer da velha frase “a pena é mais forte que a espada” ou seja existem muitas maneiras de domínio ou invasão, hoje nos parece pouco provável que o Brasil possa perder o controle sobre a Amazônia, porém muitos paises e empresas estão loucos para explorar aquele território, naturalmente sobre o pretexto de pesquisar sobre plantas, preservar espécies em extinção, salvar o pulmão do mundo dos madeireiros ou sei lá o que, contudo o que o mundo quer mesmo saber é como irão conseguir algum lucro por lá.


E o que isso tem a ver com livros? Parece que nada, contudo uma geração crescendo aprendendo que a Amazônia é separada do Brasil, vai aceitar melhor a idéia que quem deveria controlar a exploração “sustentável” do local deveria ser a ONU ou quem sabe por quem, rsrs. Exatamente nesse ponto que está o perigo, afinal uma guerra é sempre mais fácil se tiver o apoio da opinião publica. Por isso é necessário cuidar daquela região enquanto podemos!

4 comentários:

  1. Olá! Mil desculpas pela demora em responder seu coment. Bom, mas oq importa é q eu to aqui e to mto feliz por isso pq amei oq vc escreveu. Sobre a sua pergunta: Sim, eles se encontraram... e esse encontro não poderia ter sido melhor.
    Grande abraço, volto mais vezes...

    ResponderExcluir
  2. odeio qdo falam q amazonia num eh nossa
    hnf

    ResponderExcluir
  3. naum sei si ter um jornal eh uma coisa interessante... mais tudo bem, todos com seus gosto e c... amazonia... insistem em querer roupa-la de nós... mais soh levam se deixarmos...

    ResponderExcluir
  4. É um problema... mas o Brasil não está tão pacífico como se pensa. É fato que o exército tem feito treinamento seríssimo na Amazônia e está preparado para esta possível guerra, que, imploro a deus, não venha acontecer.

    ResponderExcluir

Comente ! ! !
Fale sua opinião sobre o texto que acabou de ler