28 de janeiro de 2007

Porquê

As palavras são coisas bem perigosas, pois certamente podemos cometer equívocos e fazer algumas trapalhadas e falar algo que não deveríamos, mas falando sobre o perigo das palavras uma das mais perigosas é a palavra “porquê”, e em vários sentidos.

Vamos começar pelo lado mais simples ou menos perigoso que justamente são os perigos e duvidas que surgem quando escrevemos e não sabemos ao qual o modo certo: por que, porque, por quê ou porquê, sempre fico pensando qual delas devo usar e confesso que em muitas ocasiões nem sei se usei a correta rsrs, portanto não vou me alongar no tema língua portuguesa, pois não é segredo algum que das matérias escolares é justamente essa a que mais detesto rsrs. Sobre qual o porquê devemos usar em cada ocasião, infelizmente não vou poder ajudar, mas tem muitos sites que falam sobre isso.

Agora vamos adentrar num terreno mais divertido e certamente que pode causar danos mentais irreparáveis (nossa, que drama!), estou me referindo ás vezes que usamos a tal palavra para questionamo-nos sobre algo. Então realmente começam os problemas, pois diversas vezes fazemos coisas as quais não sabemos exatamente o porquê, mas sim por hábito muitas pessoas diriam que são conscientes e sabem tudo que fazem, entretanto é justamente ai que está à questão esse tudo qual o real motivo dele? Queremos fazer? Precisamos fazer?

E sobre nossas preferências? Nessa área a interrogação “por que?” Representa um perigo monstruoso. Responda qual cor você mais gosta? E agora o por que gosta dessa cor? Provavelmente a resposta sobre o motivo de gostar da cor foi algo do tipo: “é uma cor linda”, o que na verdade não respondeu nada! Afinal você gosta da cor por que ela é linda ou você gostar dela faz com que você a veja linda? Usei o exemplo da cor, pois achei que é o mais simples, porém tudo que gostamos não sabemos ao certo qual o real motivo disso.

Uma vez vi uma entrevista de um psiquiatra falando sobre terapia de casais e ele disse que a melhor maneira de terminar um relacionamento é se questionar por que você ama a outra pessoa rsrs.
E mais uma vez escrevi um texto que deixou mais perguntas que respostas, contudo isso é bom, pois enquanto estamos pensando estamos vivos. Lembre-se: penso, logo existo. Mas cuidado com as palavras...

3 comentários:

  1. realmente a lingua portuguesa nos deixa com muitas duvidas...e uma das linguas mais complicadas.. abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bom, justamente por ser complicada a nossa língua é linda. Devemos sim é nos orgulharmos dela...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto. Bem ousado e criativo!

    ResponderExcluir

Comente ! ! !
Fale sua opinião sobre o texto que acabou de ler