1 de maio de 2006

Liberdade

Galeria

Dia primeiro de maio dia do trabalho, dia treze de maio abolição da escravidão no Brasil. As coincidências são irônicas essas duas datas tão próximas. Muitos devem pensar que falarei sobre o trabalho escravo apesar de ser um tema bem atual não é disso que pretendo falar.

Vamos pensar sobre o emprego comum, sim o tradicional com carteira assinada ou não, com o fim da escravidão foi necessário pagar os trabalhadores, mas isso na verdade facilitou a vida de quem precisava de mão de obra. Afinal quando tinham escravos eram muitas as preocupações pois tudo é responsabilidade do dono dos escravos, ele tinha que lhes dar roupas, moradia, comida. E ainda vigiar para que ninguém conseguisse fugir, portanto eram muitas as preocupações e gastos.

Contudo essa realidade mudou com o dia 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea, os escravos foram libertados, e quem prestar um pouco de atenção vai notar que ai começa uma das maiores tragédias desse país. Pois eram milhares de pessoas agora livres, mas sem casa, emprego, dinheiro. E não podemos esquecer que essa era a situação não de uma pessoa, mas dela e de todos que ela conhecia, afinal os únicos amigos que poderiam ajudar numa situação difícil como essa de estar sem emprego, casa .... , também estavam em iguais condições, pois provavelmente os únicos amigos que os escravos tinham eram eles mesmos.

Contudo o tempo foi passando, chegaram algumas conquistas trabalhistas e hoje em dia com os trabalhadores livres, tudo ficou mais fácil, evidentemente não para o trabalhador mas para quem possui o capital para investir porque o empregado não tenta fugir, no máximo ele tenta conseguir uns dias de atestado médico rsrs, o dono do empregado pode deixa-lo ir embora que certamente no dia seguinte ele voltará! Isso foi uma maravilha em questão de custos, pois quem paga e se preocupa com a comida, moradia, roupas e todo resto, não é mais quem usa o seu trabalho e sim o próprio trabalhador.

A condição de vida melhorou ?! Acredito que sim, afinal ninguém mais é açoitado, mas sempre somos ameaçados pela demissão. São coisas da modernidade, antigamente o controle era físico, hoje é psicológico. E todos continuam felizes com sua liberdade rsrs.

3 comentários:

  1. Resumindo: trabalhar é horrível. Se eu fosse astuto seria ladrão. hahaha

    ResponderExcluir
  2. trabalhar eh pessimo, sistema capitalista/socialista, seja qual for, mas eu to achando pessima estar desempregada x/

    ResponderExcluir
  3. O blog é muito bacana.
    http://dudve.blogspot.com
    http://cartasintimas.zip.net

    ResponderExcluir

Comente ! ! !
Fale sua opinião sobre o texto que acabou de ler