6 de outubro de 2007

Golpe

Recentemente recebi alguns e-mails que chamaram minha atenção, um deles dizia que eu precisava baixar um arquivo e depois fazer login no orkut senão minha conta seria cancelada. E outro falando a respeito do meu e-mail no hotmail(msn), essa mensagem trazia dois links um para continuar usando o e-mail e outro para cancelar, o mais curioso é que os dois links eram para o mesmo endereço e esses links eram para um arquivo.exe que é pior ainda.

Naturalmente ambos são golpes para tentar roubar senhas ou instalar programas indesejados no meu computador, esses tais programas podem, por exemplo, enviar para o dono deles(criador do programa) nossas senhas de banco, cartão de credito, enfim qualquer coisa que esteja relacionada a dinheiro, senhas e numero de contas.

Portanto cuidado com e-mails ou mensagens dizendo que sua conta em algum lugar será excluída se você não clicar ou baixar algo. Antes de clicar num link olhe na barra de status(parte de baixo da tela) e veja se é realmente uma pagina do site que você conhece e lembre-se, basta trocar uma letra que já não será o mesmo site. Sobre os arquivos.exe todos arquivos com esse final são programas que você está baixando, portanto cuidado.

Outro detalhe sobre essas mensagens é que qualquer pessoa pode criar um e-mail com um nome de um grande site ou empresa, portanto a melhor forma de tirar as duas duvidas sobre sua conta em algum lugar é acessando o site da empresa, pois se houver algum problema certamente você receberá algum aviso na hora de fazer login, mas não vá até esses sites por links que foram enviados para seu e-mail prefira digitar você mesmo o endereço, pois assim terá certeza que está no local correto. Repetindo mais uma vez basta trocar, aumentar ou diminuir uma letra e o site não é o mesmo e isso que muitas vezes é usando para esses golpes.

2 comentários:

  1. Olá... vim agradecer o comentário...
    retribuir a visita...
    Adorei teus textos...
    Com certeza ganhou uma nova leitora...
    Abçs...

    ResponderExcluir
  2. Fabiano,
    Indiquei seu blog para o selo "Este blog vale a pena conferir". Passe no meu blog e veja o post.

    ResponderExcluir

Comente ! ! !
Fale sua opinião sobre o texto que acabou de ler