15 de novembro de 2007

Nascimento do Brasil

Feliz Aniversário, Brasil ! ! !

Essa pode parecer estranha pois quase ninguém fala em aniversario de um País, ainda mais nesta época do ano pois consideram o nascimento de uma pátria no dia de sua independencia no caso do Brasil 7 de setembro. Entretanto o Brasil realmente ficou independente neste dia? É uma pouco questionável pois o Rei do Brasil passou a ser Dom Pedro I que é filho do Rei de Portugal e o sistema de governo continuou sendo a Monarquia e além disso ainda pagamos uma indenização para Portugal.

Por isso acredito que poucas coisas mudaram de fato naquela época e ficaram do mesmo jeito por um bom tempo e somente mudaram um pouco depois de bastante com a proclamação da Republica em 1889, trocando o tipo de governo e tirando os herdeiros do trono português do poder no Brasil.

Não sou especialista em História apenas estou pensando sobre os fatos que todos já ouvimos falar algum dia e quase nunca paramos para pensar sobre quais os motivos dos acontecimentos terem ocorrido desta ou daquela maneira.

Atualmente ainda estamos longe daquele velho ideal de um governo do povo, para o povo e pelo povo, mas estamos caminhando e ao menos temos a liberdade de impressa, coisa muito útil nesses tempos de CPIs e todo tipo de escândalos políticos...

2 comentários:

  1. Sem dúvida a proclamção da república foi um passo importante para a história do Brasil. Mas não foi um milagre capaz de mudar a vida das pessoas. Os primeiros anos de governo foram complicados. As elites continuam no poder e governando para elas mesmas, o povo nem sabia a importância da república e nem participou do processo. Bom, se vê que consciência política nunca foi o forte do Brasil. E acho que nunca será...

    (www.pollyok2.zip.net)

    ResponderExcluir
  2. Feliz aniversario?
    bem, essa coisa de orgulho de ser brasileiro só é em copa do mundo, olimpiadas e outros eventos de alcance mundial
    no mais... não espere que alguem lembre o porque é feriado, nem quando.. quanto mais desejar feliz aniversario.


    Beijoca

    ResponderExcluir

Comente ! ! !
Fale sua opinião sobre o texto que acabou de ler